Em matéria publicada pelo Jornal O Globo ontem, o Brasil é um dos países que mais usam a chamada Web 2.0 - mídias sociais, microblogs, plataformas colaborativas, webmail e ferramentas de compartilhamento de conteúdo - nos negócios, de acordo com pesquisa feita pela McAfee empresa de softwares e a universidade americana de Purdue. O relatório diz que 90% das empresas brasileiras pesquisadas indicaram que usam sites como Facebook e Twitter com objetivos comerciais. Ainda de acordo com o relatório "Web 2.0: um ato complexo de equilíbrio – O primeiro estudo global do uso, riscos e melhores práticas da web 2.0", divulgado dia 27/09, três de quatro empresas que usam ferramentas interativas e colaborativas da internet conseguem ganhar dinheiro. No Brasil, nove entre dez empresas afirmam estar lucrando com o uso desses instrumentos. As empresas utilizam a web 2.0 principalmente em busca de novas formas de geração de receita. Três em cada quatro dizem que conseguiram ganhar dinheiro com essas ferramentas e 40% afirmam que elas aumentaram a produtividade e estratégias efetivas de marketing. Brasil e Índia são os únicos países onde as empresas se consideram pressionadas pelo mercado a empregar redes sociais em seus negócios. Para 60% das empresas há o temor de danos à reputação da empresa, da marca, do cliente ou da confiança.
Ainda de acordo com a pesquisa o uso das redes sociais durante o expediente não é bem visto. E 25% das empresas admitem que monitoram o acesso de sites como Facebook, 66% criaram políticas específicas de utilização da web 2.0 no trabalho e 71% utilizam a tecnologia para garantir o respeito as regras.
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